Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A MARIA & O NÃO

Este blog é d'uma Maria que não vai com as outras.

A MARIA & O NÃO

Este blog é d'uma Maria que não vai com as outras.

5 TRUQUES QUE NOS AJUDAM A POUPAR DINHEIRO

Pois é, acho que já comentei algumas vezes por aqui que vivo com o fofo. Decidimos mudar-nos em janeiro deste ano, e, passados 4 meses a viver novas experiências, trago-vos uma pequenina lista de como eu e ele conseguimos poupar uns bons dinheiros ao fim do mês, todos os meses. Espero que vos seja útil.

 

AS CONTAS ESTÃO SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR

Assim que recebo o ordenado, levanto logo para ter de parte tudo aquilo que sei que vou gastar. Como por exemplo: a minha metade da renda, as despesas que pago, o ginásio, o gasóleo do mês. Parecendo que não, é muito mais fácil de gerir a carteira assim, com aquele dinheiro certo fora da conta. É uma maneira de não cometer loucuras nem de correr riscos porque aquele já tá pronto a aviar.

 

JANTAR E ALMOÇAR FORA, UMA VEZ POR MÊS

Nós cá em casa somos bons apreciadores de comer por fora, e, às vezes nem me apetece cozinhar (principalmente quando estou a trabalhar há muitos dias seguidos). Mas, como a vida tá cara, nós estabelecemos uma regra de irmos num dia aleatório almoçar fora e num outro dia vamos jantar também fora. Em média gastamos cerca de 30€ num almoço e uns 60€ num jantar (preferimos ir a sítios mais caros à noite). É o nosso guilty pleasure.

 

COMPRAS PARA A CASA? TUDO EM PROMOÇÃO!

Sou-vos muito sincera, neste departamento, às vezes ainda peco. Mas é pouco! Lembro-me desde miúda ver a minha mãe a fazer compras, a fazer contas de cabeça, e a chegar feliz a casa de ter poupado x ou y. Nunca liguei muito, e, enquanto ela me pagava as contas, eu apenas atirava para o carrinho aquilo que gostava sem me importar muito o preço. Afinal de contas, nem era eu que pagava. (Acho que praticamente toda a gente já teve uma fase assim, e eu, infelizmente tive.)

Sem fazer patrocínios a ninguém porque nem sequer me pagam para isso, eu compro sempre tudo no Pingo Doce. Gosto muito mas muito mesmo dos produtos de marca própria deles e raramente compro já coisas que não sejam PD. Claro, que, produtos de higiene e casa, é que prefiro comprar de marcas específicas mas, até mesmo essas eu compro tudo em promoção. Vou-vos dar um exemplo: carnes, peixes, marca branca a 25% em todos os produtos, produtos seleccionados da semana a 50%, só aqui se poupa montes de dinheiro. A sério que sim. Quando vejo detergentes, já agora, uso Xau + Vanish a 9.99 quando custam 17.99, trago sempre 2. Quando vejo o meu amaciador da roupa de Baunilha e Âmbar da Quanto a leve 3 e pague 2, eu trago 6. Isto vai-me fazer gastar mais num mês, mas vai-me fazer ficar pelo menos uns 2/3 meses descansada desta despesa. E quem diz nos detergentes da roupa, diz nas massas, arroz, enlatados. Trago sempre tudo ao dobro ou triplo. E no fim do mês, compensa-me, pois no próximo mês ainda estou fornecida. O meu desodorizante da Rexona, custa 6.99. Mas quando há promoção do mesmo, ele fica a 2.75. Quantos é que compro? 10. E fico fornecida para 10 meses! Sim, 10 meses. E olhem que é uma coisa essencial (pelo menos para mim). E assim me vou orientando em muitas outras coisas.

 

NÃO ESTÁS A USAR? DESLIGA.

E é assim mesmo. Se não estás a ver TV, desliga-a. Se não estás a usar a máquina de café / torradeira / tostadeira, para que raio as queres ligadas? Desliga e poupas luz. Aqui em casa só ligamos a TV e a PS4 à tomada quando as vamos realmente usar. Assim como os pcs, carregadores, etc.

 

A ÁGUA SÓ SE LIGA QUANDO HOUVER NECESSIDADE

Tomar banho e deixar sempre a água a correr? Não. Nunca. Jamais. Deixar a água a correr quando lavas os dentes e a loiça? Já pensaste em quantas pessoas que morrem à sede? Não desperdicemos, por favor.

 

Estas são as nossas 5 regras essenciais cá por casa, embora tenhamos muitas outras. Algumas são um bocado óbvias, outras já depende de pessoa para pessoa. Vamos lá começar a poupar dinheirinho que o tempo de férias está quase a bater à porta.

4 comentários

comentar post